‘Atores vaidosos não me comovem’, diz Carolina Dieckmann ao relembrar cena em que fica careca

Há 16 anos, o país parou para assistir à cena de Camila, vivida por Carolina Dieckmann em “Laços de família”, raspando o cabelo durante um tratamento contra a leucemia. Hoje, o Viva reprisa o ápice da novela de Manoel Carlos, com direito à corrente no Facebook. O canal promoveu o evento “Reunião para chorar litros em #Laçosdefamilianoviva” e, até o fechamento desta edição, já havia mais de oito mil seguidores.

— Acho a cena forte e bonita, mas até hoje me assusto com a repercussão. Já passou tanto tempo e ela ainda mexe com as pessoas. Isso é muito legal — vibra Carolina.  

De Miami (Estados Unidos), onde está morando com a família, a atriz relembrou a personagem, uma das mais marcantes da dramaturgia brasileira. Para quem acompanhou a saga da jovem na luta contra o câncer, basta tocar a música “Love by Grace’’, de Lara Fabian, para as lágrimas rolarem.

— Eu me lembro também e, às vezes, me emociono.

Na época, ela abriu mão da vaidade e encarou a máquina zero, sem arrependimento.

— Eu me achei bonita careca. Olhava no espelho e me sentia forte — assegura.

A decisão de abrir mão dos fios trouxe notoriedade à artista, mas também prejuízo financeiro, já que ela perdeu contratos publicitários. Segundo Carolina, no entanto, o ato valeu mais que o dinheiro:

— Deixei de fazer uma campanha de sabonetes. Não queriam associar a imagem deles a uma doente. Mas, sinceramente, sinto que ganhei muito mais do que perdi!

Contar esse drama foi gratificante, fácil não. A atriz somatizou o sofrimento de Camila e lembra que teve até brotoeja emocional:

— Pressão, expectativa, autocrítica, dieta, quantidade de trabalho... Foi um momento complexo. Então, acho que meu corpo sentiu.

E, agora, a história se repete com Isabella Santoni careca para também interpretar uma jovem com leucemia, na próxima novela das nove, “A lei do amor”. Carolina não só reconhece a coragem da novata, como apoia sua atitude:

— Ela é linda e talentosa. O ator entra num outro patamar quando deixa a vaidade de lado pelo trabalho. Atores vaidosos não me comovem.

CANAL VIVA NA LUTA CONTRA O CÂNCER

Espaço Juliana Paes

No embalo de “Laços de família”, o Viva promove ações de apoio à causa do câncer. Uma delas é a parceria com o Espaço Juliana Paes. O salão dará 15% de desconto para quem cortar e doar o cabelo para a fabricação de perucas. A campanha vai de 22 a 24 e de 29 a 31 de agosto nas unidades do Rio e de São Paulo. Os fios serão doados para o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama.

INCA

O canal também abre espaço para veicular uma campanha do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o Inca. Tanto na primeira exibição (2000), quanto na reprise (2005), a novela contribuiu para o crescimento do número de doadores de medula óssea. Atualmente, o Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea) já conta com 4 milhões de inscritos. A nova ação reforça a importância da atualização dos dados cadastrais e pede a colaboração de quem é doador.

Palavra de Carolina

“Muitas pessoas, até hoje, falam comigo quando me encontram ou pelo Instagram, sobre como reagiram e como a novela foi importante, principalmente para quem já viveu essa experiência, já teve a doença ou esteve próximo a alguém doente’’.

About author: ES